Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis da política de atendimento voltadas à criança e ao adolescente, conforme preconiza a Lei Federal nº 8.069/90 (ECA).

O CMDCA de Jardinópolis/SP foi criado pela Lei Orgânica nº 1.625/92, seguindo as alterações introduzidas pelas Leis Municipais nº 1.641/92 e 2919/04 e suas alterações. Algumas de suas funções são: o registro das Organizações da Sociedade Civil e de programas que atendam as crianças e adolescentes do município; realizar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar e a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA.

O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente. A gestão do FMDCA cabe ao CMDCA (art. 214, caput, ECA) ao qual compete elaborar um Plano de Ação e de Aplicação Financeira dos recursos anualmente.

O CMDCA é composto por membros titulares e suplentes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público.

Membros Conselheiros do CMDCA - 2017/2019

Suplente: Larissa Fontoura Lima

Associação Ciranda Viva
Titular: Daniele Leme Garcia Morales

Como realizar a doação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA?

A doação pode ser feita em qualquer mês do ano-exercício, mas somente poderá ser deduzida do Imposto de Renda Devido, referente ao ano-calendário em que a doação ocorrer, por ocasião da Declaração de Ajuste Anual, realizada no ano seguinte. Os prazos para a destinação de pessoa física e pessoa jurídica são diferentes, portanto devem ser observadas as instruções normativas da Receita Federal.

Pessoas Físicas
O limite para dedução no Imposto de Renda Devido das doações feitas por pessoa física ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA é de até 6%, quando feita até dia 31/12 do ano exercício, e devem ser feitas somente por depósito ou transferência bancária – FMDCA de Jardinópolis/SP, CNPJ 19.936.836/0001-20, Banco do Brasil, agência 2211-X Jardinópolis/SP, Conta Corrente 119.936-6 – e as doações de até 3% no momento da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda de abril. Esse incentivo fiscal é concedido somente às pessoas físicas que utilizam o FORMULÁRIO COMPLETO na Declaração de Ajuste Anual.

Pessoas Jurídicas
Para as pessoas jurídicas, a dedução é de até 1% do Imposto de Renda Devido em cada período de apuração, conforme estabelecido no Decreto nº 794, de 5/4/1993, podendo usufruir desse incentivo fiscal somente as pessoas jurídicas TRIBUTADAS PELO LUCRO REAL.

Imposto a Restituir
Quem tem imposto a restituir também pode doar. Nestes casos o valor da doação será acrescido ao total da restituição apurada e retornará ao contribuinte dentro do calendário da restituição da Receita Federal.

IMPORTANTE
As doações realizadas por depósito ou transferência bancária devem ser informadas ao CMDCA pelo e-mail cmdca@jardinopolis.sp.gov.br, telefone (16) 3763.1590, Endereço do CMDCA: Rua Prudente de Moraes, 981, Vila Paulista, Jardinópolis/SP. Sendo que será fornecido um recibo ao doador que fará parte da documentação para elaboração da sua Declaração de Ajuste. Desta forma, junto com o comprovante do depósito ou da transferência bancária, o doador deverá informar também:

• Nome ou Razão Social do Doador
  • CPF ou CNPJ do Doador
  • Endereço
  • Telefone
  • Entidade que receberá a doação

Organizações da Sociedade Civil cadastradas no CMDCA de Jardinópolis/SP:

• Associação Ciranda Viva - CNPJ 05.139.676/0001-84
  • Associação da Casa da Criança - CNPJ 50.710.409/0001-70
  • APAE de Jardinópolis - CNPJ 50.426.683/0001-11
  • Casa Espírita Terra de Ismael - CNPJ 01.824.056/0001-23