Terça, 25 Julho 2017 09:51

Grupo da Terceira Idade participa de Testes de Hepatites Virais

Escrito por 
Grupo da Terceira Idade participa de Testes de Hepatites Virais

Pela primeira vez na história, desde a existência do Grupo da Terceira Idade em Jardinópolis, que os integrantes recebem orientações sobre a transmissão da hepatites dos tipos: A, B, C, D e E. Tal evento faz parte da Semana de Luta Contra as Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

De acordo com a enfermeira Camila Marcheto de Souza que ministrou palestra na manhã de hoje, 25, a Hepatite é uma inflamação no fígado que compromete seu funcionamento normal e pode ser causada por vírus, ingestão de álcool, consumo de drogas e até pelo uso de alguns medicamentos.

A atenção das pessoas deve ser redobrada, vez que se trata de uma doença cujos sintomas específicos passam despercebidos e, em alguns casos podem ocorrer fadiga, febre, falta de apetite, enjôo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados, (icterícia) e fezes esbranquiçadas.

Após a coleta do sangue do paciente (através de uma simples picadinha no dedo), o resultado sai em até 30 minutos e nos casos positivos, a pessoa é encaminhada para tratamento no Ambulatório de Infectologia da Prefeitura Municipal de Jardinópolis (SP).
Camila explica ainda que os testes estão disponíveis em toda a rede de saúde da cidade e Distrito de Jurucê, de modo que todas as pessoas podem procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência.

"Peço para que todas as pessoas com mais de 50 anos que procurem a unidade de saúde mais próxima para a realização dos teste", orienta a enfermeira, que concluindo, informa que durante as festividades da 119º. edição da Festa do Senhor Bom Jesus da Lapa, uma equipe da Secretaria de Saúde estará realizando os testes.

Um kit composto por preservativos masculino e feminino, alicate de unha para homens e gel lubrificantes são distribuídos.

 

© 2015-2017 | Prefeitura Municipal de Jardinópolis - Praça Dr. Mário Lins, 150 - Centro
Horário de Funcionamento: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.