Quarta, 25 Outubro 2017 14:39

Intercessão em Círculos (rotatórias)

Escrito por 
Intercessão em Círculos (rotatórias)

Que o local, objeto de reclamação, referente ao vídeo produzido e postado em rede social, em relação ás sinalizações de trânsito vertical/horizontal existente, informamos que, as mesmas encontram-se de acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, bem como o que determina a Resolução CONTRAN Nº 180/2005, que disciplina a aplicação da sinalização para locais possuidores de interseção em circulo (Rotatórias) e que, tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois ou mais carros, dependendo da quantidade de cruzamentos e, chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória? Nesse caso, a regra do CTB permanece a mesma, só que, é preciso uma dose de gentileza/respeito e educação no trânsito para resolver o impasse.

“Temos as leis para gerir a circulação do trânsito e serem respeitadas, mas nem todas as situações podem ser resolvidas somente pela regra. Cabe ao motorista/condutor ser gentil/educado e ceder à passagem para aquele que estiver à sua direita, matéria que é ministrada, para a aquisição da C.N.H. Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB”.
Informamos que, a “Interseção em Circulo” instalada, trata-se de uma medida paliativa, pois já se encontra em fase de estudos a construção de uma rotatória estrutural que, possa assim disciplinar melhor o trânsito naquele local.

A Prefeitura Municipal de Jardinópolis por meio do Departamento Municipal de Trânsito está á disposição para qualquer esclarecimento e duvidas no que tange a legislação de trânsito, visando suprir qualquer sentimento de ausência de conhecimento ou ignorância para o assunto.

Departamento Municipal de Trânsito de Jardinópolis

© 2015-2017 | Prefeitura Municipal de Jardinópolis - Praça Dr. Mário Lins, 150 - Centro
Horário de Funcionamento: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.