Sexta, 02 Fevereiro 2018 11:03

Jardinópolis integra Programa Município Verde Azul

Escrito por 
Jardinópolis integra Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVS é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de oficio encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadas da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulista”, constando os 645 municípios paulistas signatários do PMVA desde 2008.

Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação do Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Aqui em Jardinópolis, o PMVA é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e na manhã desta quinta-feira (1º/02), aconteceu uma apresentação do programa feito pela gestora de Estação Ecológica de Ribeirão Preto, Alessandra Pinezi e coordenada pelo secretário do Meio Ambiente Mário Roberto Meloni que contou com a presença de demais secretários e representantes de diversos setores da Prefeitura Municipal.

Importante lembrar que nosso município desenvolve ações que contemplam o Meio Ambiente e a sustentabilidade. De acordo com Nê Meloni, ao longo de 2017 foram plantadas muitas mudas de árvores em áreas públicas e particulares em toda Jardinópolis e Jurucê e o Horto Municipal disponibiliza uma diversidade de mudas de árvores de espécies diversas que são oferecidas gratuitamente a população em geral.

No entanto, para que o Programa Município Verde Azul venha ser desenvolvido plenamente em Jardinópolis é preciso que haja a integração e comprometimento de todos os setores que compõem a administração e este compromisso ficou firmado durante a reunião.

“O objetivo é fazer com que as ações aplicadas nos municípios sejam continuas, pois é a partir daí que elas se transforarão em programas que integrarão o Programa Município Verde Azul”, frisou Alessandra.
Indagada sobre uma cidade modelo no estado, de pronto destacou o município de Novo Horizonte que se mantêm em 1º lugar no ranking nos últimos três anos.

 

© 2015-2018 | Prefeitura Municipal de Jardinópolis - Praça Dr. Mário Lins, 150 - Centro
Horário de Funcionamento: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.