Terça, 05 Setembro 2017 14:01

Parceria entre Prefeitura de Jardinópolis e SENAC capacitará jovens para o mercado de trabalho

Foi lançado em Jardinópolis (SP), o Projeto PORVIR, no auditório do Centro Estudantil Gininho Marchió.

O "PORVIR" faz parte de uma articulação que envolve a Prefeitura Municipal de Jardinópolis (SP), o SENAC, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Universidade Federal de Brasília (DF) e tem como objetivo principal, inserir a juventude na aprendizagem.

Por meio do site www.projetoporvir.com.br as empresas podem se cadastrar, divulgar a atuação da empresa, anunciar as vagas disponíveis e consultar o banco de currículos de jovens interessados na aprendizagem que foram recrutados pela Prefeitura Municipal e submetidos a formação específica. Com isso, pretende-se apoiar as empresas na realização de processos seletivos.

De acordo com a assessoria de Imprensa do PORVIR, por disposição legal amparados pela Constituição das Leis do Trabalho, C.L.T. as empresas são obrigadas a contratar aprendizes e a matricular em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem ou, se esses não oferecerem cursos ou vagas, que sejam inseridos em instituições formadoras com cursos variados. pelo Ministério do Trabalho.

O atendimento à cota obrigatória de aprendizes estipulada pela Lei 10.097/2000 — Lei do Aprendiz, é realizado pela contratação de 5% a 15% de aprendizes, com base no número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

Ainda segundo a nota, caso essa cota não seja preenchida, a empresa ficará sujeita à multa que será aplicada pela Auditoria Fiscal do Trabalho.

Importante destacar que o jovem contratado na condição de menor-aprendiz pelas empresas passarão por formação teórica, através de cursos que serão oferecidos pelo SENAC, enquanto a formação prática será desenvolvida pela empresa contratante.

A boa notícia é que já estão previstos alguns cursos no SECAC — Unidade Ribeirão Preto — cujo objetivo é atender a demanda de empresas do município de Jardinópolis (SP).

Maiores informações, acesse o site: www.projetoporvir.com.br

Última modificação em Sexta, 15 Setembro 2017 14:22