Sexta, 01 Setembro 2017 13:51

Prefeitura abre em grande estilo a Semana da Pátria

Escrito por 
Prefeitura abre em grande estilo a Semana da Pátria

Sob a batuta da secretária de Educação, pela primeira vez na história de nossa Jardinópolis (SP), foi aberto oficialmente na manhã de hoje, 1º. de setembro, a SEMANA DA PÁTRIA que tem como objetivo resgatar a cidadania e o patriotismo.

Foi dito na abertura do evento, aos alunos da rede municipal e todos os servidores que atuam no Paço Municipal que neste ano ano comemora-se os 195 anos de Independência do Brasil: 1822 ►2017.

"É sempre bom refletirmos sobre o legado que recebemos dos nossos antepassados, o uso que dele fazemos, e que legado deixaremos para as futuras gerações", destacou a secretária Marislei Hernandes Resende.

Em seguida, ao som do Hino de Jardinópolis — foram hasteadas as bandeiras Nacional (Prefeito Dr. João Ciro Marconi), do Estado de São Paulo (Soldada P.M. Edilaine) e a do Município de Jardinópolis (Presidente do Poder Legislativo, José Eurípides Ferreira).

Dr. João Ciro Marconi fez um breve histórico da nossa bandeira.

"Ao longo da história do Brasil a bandeira Nacional passou por:diversas transformações — Brasil Colônia — Reino de Portugal — Brasil Império e por último como Nação Independente de Portugal que fomos denominados Estados Unidos do Brasil.

Uma Nova Nação - uma Nova Bandeira que foi a representação máxima da nossa exuberante natureza. O VERDE representa as nossas MATAS e já temos uma Mata Atlântica que hoje estamos com apenas 10% do seu tamanho original — e a nossa magnifica floresta amazônica, que não tem recebido um tratamento digno por ser a maior floresta tropical do mundo!

Então, meus jovens alunos, vocês que representam o futuro da nossa nação — lutem pelo VERDE da nossa bandeira no sentido de preservar as nossas matas, de preservar nosso Meio Ambiente, que é onde vivemos, respiramos! O verde é tudo para o homem e ele está na nossa bandeira.

Jovens do nosso futuro, sustentáculos do nosso Brasil, não deixem que o nosso VERDE fique apenas no nosso pavilhão nacional como aconteceu com o AMARELO da bandeira — o ouro — uma das nossas riquezas nacionais que foi dilapidado.

O AZUL em forma de circulo representa a pureza do nosso céu, e cabe a vocês jovens mantê-lo sem poluição, ar limpo é vida, ar puro é saúde...

Podemos considerara também o nosso AZUL da bandeira ao esplendor dos nossos rios, ao potencial hídrico que a natureza nos ofereceu e também merece cuidado especial — não poluí-los! A nossa bandeira brasileira é a representação máxima da nossa riqueza natural.

E hoje, para honrá-la temos que preservar o Meio Ambiente. Jovens, respeitem e cuidem do meio ambiente que assim estaremos honrando o nosso símbolo maior do civismo, a nossa Bandeira Nacional — da República Federativa do Brasil".

Foi lido pela secretária Marislei Hernandes Resende, Hino a Jardel, do saudoso poeta Elias Jabur:

Amo-te terra das mangueiras
Com tuas belezas e encantos sutis
Amo tua gente altneira
Eu amo, e por te amar sou feliz

Amo tua noite enluarada
Onde palpitam e falam corações
Na janela da doce amada
Ao som de plangentes violões

Amo a molecada lá na rua
Com a boca toda amarelada
Do ouro da manga dourada
Da verde mangueira bela

Amo os teus lindos jardins
Onde o amor é cultivado
Enfeitado por rosas e jasmins
Povoado por casais de namorados

Amo-te querida terra
E por ti, versos mil
És o que mais lindo encerra
O torrão do meu Brasil

A Turma da Terceira Idade abrilhantou o evento apresentando um ensaio para o Desfile Cívico do próximo 7 de Setembro — na frente do Paço Municipal onde solenidade cívica ocorreu.

 

© 2015-2017 | Prefeitura Municipal de Jardinópolis - Praça Dr. Mário Lins, 150 - Centro
Horário de Funcionamento: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.