Quarta, 21 Junho 2017 16:18

Secretaria de Saúde realiza I Plenária de Vigilância em Saúde

Secretaria de Saúde realiza I Plenária de Vigilância em Saúde

Com o objetivo de promover, esclarecer e avaliar a situação da saúde da comunidade em todos os seus aspectos e propor a formulação da política de saúde no município, conforme diretrizes do SUS — o Sistema Único de Saúde — na manhã de hoje (21/06), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a I Plenária Municipal de Vigilância Sanitária no auditório do Centro Estudantil Gininho Marchió.

Nos 12 minutos de fala do Prefeito Dr. João Ciro Marconi, o médico abordou a importância do seminário sobre saúde e reconheceu que o SUS é o melhor e maior programa de saúde do pais, mas que no entanto, sua fórmula, na prática, está completamente defasada e segue na contramão da realidade das necessidades do povo brasileiro.

Aproveitou da oportunidade (auditório lotado) e pediu aos funcionários ali presentes, maior comprometimento com a "coisa pública". "Na condição de prefeito municipal, não me omito daquilo que é de minha responsabilidade para atender as necessidades de nossa gente do nosso município", declarou o prefeito.

Em seguida, após as formalidades legais de estilo, o médico Dr. Marco Antônio Hakine que é médico e auditor da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis, iniciou a palestra e falou sobre os quatro sub-eixos tratados no evento, à saber:

1. O papel da Vigilância em Saúde na Integridade do Cuidado Individual e Coletivo em toda rede de atenção à saúde;
  2. O acesso de Integração das Práticas em Processos de Trabalho na Vigilância Epidemiológica, Sanitária em Saúde Ambiental, do Trabalho e Laboratoriais de Saúde Pública;
  3. O acesso da integração dos Saberes de Tecnologias das Vigilâncias Sanitárias em Saúde Ambiental, do Trabalhador e Laboratoriais de Saúde Pública e,
  4. A responsabilidade do Estado e dos governos (Federal, Estadual e Municipal) com a Vigilância em Saúde.

Após os debates entre grupos, foram eleitos os representantes que participarão da Conferência Regional de Vigilância em Saúde, marcada para setembro próximo, em Ribeirão Preto. Confira:

Representantes dos Usuários:

• Ivanice Maria Cestari Dandaro (presidente)
  • Idenaldo Cardoso Mendes (titular)
  • Rosemary Almaroli (suplente)
  • Neliane Roberta Tres de Oliveira (suplente)

Representantes dos Trabalhadores de Saúde

• Fabiola Ferroni (titular)
  • Silvana Maria de Sousa Bortolin Castaldini (suplente)

Representantes do Gestor

• Renato Helton Morato (titular)
  • Mona Lisa Teresinha Alves tasca (suplente)