Quinta, 19 Outubro 2017 11:47

Vianorte oferecerá serviços gratuitos à população de Jardinópolis neste sábado

Vianorte oferecerá serviços gratuitos à população de Jardinópolis neste sábado

A cidade de Jardinópolis receberá, neste sábado (21/10), pela primeira vez, o Viva Comunidade – programa do grupo Arteris voltado para a oferta de serviços de saúde, educação, cultura, bem-estar, segurança, qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade. A ação será promovida pela Vianorte, concessionária do grupo que atua na região e integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Os serviços estarão disponíveis à população no Centro Esportivo “Newton Reis”, das 9 às 13 horas, e terão apoio da Prefeitura do município e de diversas instituições. Todas as atividades e serviços são gratuitos e abertos à comunidade.

A São Francisco Resgate oferecerá exames básicos de saúde (altura, pressão e batimentos cardíacos). As equipes de meio ambiente e manutenção da Vianorte disponibilizarão oficina de germinobola, que consiste na mistura de semente de árvore com um substrato de terra para plantar em casa, distribuição de mudas e projeto interativo sobre eficiência energética.

As crianças terão um espaço especial no Viva Comunidade. Haverá pintura facial, brincadeiras com fantoches do Projeto Escola Arteris, distribuição de gibis da Turma do Zé Quest, brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca e algodão doce à vontade. Alunos de diversos cursos da Faculdade Anhanguera darão apoio as ações direcionadas ao público infantil. Terão ainda atividades esportivas ao ar livre e contação de histórias.

A Polícia Militar Rodoviária, parceira da Vianorte, estará presente em mais esta ação. Das 9 às 13 horas, representantes da corporação mostrarão como funcionam o etilômetro e o radar móvel, importantes instrumentos de fiscalização que promovem segurança a quem trafega pelas rodovias.

Serão oferecidos também corte de cabelo gratuito, a cargo do Instituto Embelleze e atendimento jurídico conduzido pela Associação dos Advogados de Ribeirão Preto – AARP – Projeto Ciranda. A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital estará presente fazendo inscrição/agendamento dos interessados.

De acordo com a coordenadora de sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi, aproximar essas atividades da comunidade é uma maneira eficaz de promover, também, uma troca positiva de valores. “Temos uma extensa agenda de ações, durante todo o ano, que abrangem as diversas faixas etárias e colaboram para a humanização do trânsito como um todo. Com o Viva Comunidade, pretendemos reunir um pouco de cada uma dessas atividades e proporcionar um dia lúdico e com muito conhecimento à população”, diz.

Campanhas da rodovia dentro da cidade

A Arteris realiza, ao longo dos mais de 3.200 quilômetros de estradas que administra no Brasil, campanhas de conscientização e prestação de serviços a todos os agentes do trânsito: ciclistas, motociclistas, pedestres e caminhoneiros. Para levar esse trabalho também às cidades, o Viva Comunidade disponibilizará check-up gratuito em motocicletas, feito pela Honda, de Ribeirão Preto, higienização de capacetes e instalação de antenas anticerol, bem como adesivagem refletiva em bicicletas.

Em parceria com a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a população poderá participar do Rodovírtua, desenvolvido em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O projeto consiste no uso de óculos de realidade virtual “carregados” com vídeos 360 graus que simulam situações a que o motorista está sujeito ao adotar atitudes de risco ao volante. O Rodovírtua aborda a sempre presente participação do fator humano nos acidentes – daí a importância de atuar no comportamento dos motoristas.

Viva Comunidade em Jardinópolis
Quando: 21 de outubro, sábado, das 9 às 13 horas
Onde: Centro Esportivo “Newton Reis” – avenida Prefeito Newton Reis, 1078 – Bairro Cohab Ilha Grande – Jardinópolis/SP

Última modificação em Quinta, 19 Outubro 2017 11:59