Terça, 04 Junho 2019 09:46

Prefeitura realiza Dia do Poeta Jardinopolense

Escrito por 
Prefeitura realiza Dia do Poeta Jardinopolense

O Dia do Poeta Jardinopolense foi criado em 1993 (1º mandato do atual prefeito Dr. João Ciro Marconi) através da Lei Municipal 1678 de 22 de abril de 1993. Sugestão da professora Vera Lúcia Marconi Cardoso dirigida ao parlamentar Elias Jabur (já falecido) foi apresentada e aceita por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores daquele período.

De lá para cá o Dia do Poeta Jardinopolense se transformou numa tradição cultural que reúne alunos da rede pública e a cada ano que se torna mais bonito.

Hoje, por exemplo, o evento ocorrido no Auditório do Centro Estudantil Gininho Marchió esteve lotado com alunos das escolas EMEF Prof. Nair Saud Conti, EMEF Prof. Edda Saud Fregonesi, EMEF Dona Matilde Paneghini, EMEF Américo Salles Oliveira, EMEF Profª Geny Martins Costacurta, EMEF Dr. Mário Lins, EMEF Elza Rosalina Bonetti Pegoraro, EMEF Ilha Grande, EMEF Profª Naide de Paula Machado, Escola Estadual Prof. Plínio Berardo e Colégio Tema-Objetivo, que receberam certificados.

A senhora Maria de Lourdes Celestino foi a primeira a declamar o poema "O Dia do Poeta" e, em seguida declamaram poemas os alunos das escolas mencionadas.

Presente ao evento, a secretária de Educação do Município, Marislei Hernandes discursou: "Entre outros objetivos educacionais e culturais, destacamos o despertar do gosto pela leitura nos educandos, bem como a escrita, quer em prosa. quer em versos; descobrir novos talentos — poetas e artistas — transmitir a essência dos valores da ética, da cidadania; vivenciar a alegria, o bem o belo e o amor que nos renova e enriquece.

A aluna Sara da EMEF Dona Matilde Paneghini declamou de sua autoria "Amor do Coração".

Em seguida, o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme A.B.C. Ishie (responsável pelo evento), convidou os alunos da EMEF "Américo Salles Oliveira", Bryan, Rafael e Washington, que declamaram "Querer", de autoria da poetisa e educadora Maria Wilma Ferroni Corrêa.

No decorrer do evento, Marislei disse que o Dia do Poeta Jardinopolense é uma homenagem especial ao ex-vereador Elias Jabur. Elias "boca-amarela" na raça, na prosa, nos versos, na música e na alegria.De cultura e sabedoria impares. Advogado e político, colaborador com tudo e com todos. Amigo fiel. Sempre presente. Presente nos eventos quer educacionais, culturais, sociais e políticos. Também com amigos em rodas de boa música, com seu violão.A seguir a aluna Maria Vitória e Maísa da EMEF "Profª Edda Saud Fregonesi" declamaram "Minha Casa", de autoria de Elias Jabur.

Na sequência, aconteceram as apresentações dos alunos: Maria Rita, da EMEF "Ilha Grande" declamou de Cora Coralina "Das Pedras". Maria Eduarda e Larissa da EMEF Prof. "Geny Martins Costacurta", declamaram de Cora Coralina, "Aninha e Suas Pedras", Miguel da EMEF Prof. Nair Saud Conti, o mais jovem declamador com poemas "Os três saem", a professora Gisele homenageou Cora Coralina com "O Colar de Vidro", Ana Laura e Joana da EMEF "Elza Rosalina Bonetti Pegoraro" declamaram "A Vida" de Madre Tereza de Calcutá.

A Noite cultural deste ano homenageou a poetisa Cora Coralina, cuja existência e essência de vida são exemplo a ser seguido. Cora Coralina é uma das poetisas brasileiras mais queridas. Sua escrita é marcada pela simplicidade de versos livres e doces. Cora escreveu sobre a simplicidade de sua vida em Goiás. Segundo relatos, já escrevia poemas desde os 14 anos mas seus poemas só foram publicados 61 anos depois, aos 75 anos.

A esposa do imortal Elias Jabur, Monica de Oliveira Brandão, esteve presente, prestigiando a noite cultural tendo sido homenageada pelos organizadores e agradecido a todos.

Das autoridades parlamentares presentes, destacamos o professor Sebastião Ferreira que homenageou a ex-diretora do Centro Educacional SESI Unidade 342, Maria Amélia Leira Fiacadori. Por fim, registramos a presença dos professores e orientadores dos alunos que enriqueceram o Dia do Poeta edição 2019.
 

Última modificação em Quinta, 06 Junho 2019 13:52
© 2015-2019 | Prefeitura Municipal de Jardinópolis - Praça Dr. Mário Lins, 150 - Centro
Horário de Funcionamento: Das 8h às 11h e das 13h às 16h.