Quinta, 16 Agosto 2018 14:14

Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral

Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral

Você sabe o que a Leishmaniose?
— É uma Zoonose parasitária grave que causa doença em Humanos e em Cães. Quando diagnosticada em tempo, a Leishmaniose tem tratamento para o Humano. A transmissão ocorre pela picada de um inseto do gênero Lutzomya, também conhecido como mosquito palha, flebótomo ou cangalinha. O inseto pica o cão infectado e se torna transmissor da doença. Ao picar o humano, pode transmitir o parasito. Este inseto desenvolve seus criadouros onde exista sombreamento, umidade e acúmulo de matéria orgânica em decomposição, ou seja: acúmulo de folhas, frutos, troncos, fezes de animais e esterco, lavagem, etc...

O que cada um pode fazer em casa para evitar o mosquito palha e a doença?
— Podar as árvores do quintal e jardim de modo a permitir a entrada de sol, para evitar a umidade do solo. Recolher os galhos cortados e dar destino adequado; varrer diariamente o quintal para retirar as folhas, folhagens, frutos apodrecidos e fezes de animais. Recolher, ensacar e colocar na coleta de lixo; cuidar da saúde e higiene dos animais, exercer a posse responsável , não deixando seus animais soltos nas ruas e se possível usar coleira repelente. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento completo e gratuito para a Leishmaniose Visceral Humana. Faça a sua parte na prevenção da Leishmaniose Visceral!

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residencia e a Zoonose Municipal para receber maiores orientações em relação à Leishmaniose Visceral Humana e Canina.